INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIA INTENSIVA E SOBRATI FAZEM PARCERIA COM A EMPRESA GLOBAL PHYSICIAN SERVICES NOS EUA PARA INTRODUZIR O SISTEMA DE ROBÔS EM UNIDADES EMERGENCIAIS E INTENSIVAS

Ji -Dos EUA - Orlando - Florida -  Dez/2009

O Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva e a SOBRATI, Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, efetuam convênio de parceria científica com empresa norte americana Global Physicians Services, especializada em consultoria e educação médica. Dr Ferrari esteve na sede CISCO ( maior empresa de telecomunicações dos EUA ) que mantém convênio com Forças Armadas americanas. Na sala de teleconferência, pode verificar o sistema avançado de telecomunicação com som digital e imagem a qual permite incluir até 3 pessoas em telas. No futuro próximo há possibilidade de criar uma tele-estação na cidade de São Paulo. A Estação Central terá o propósito de efetuar as teleconferências e manusear o Robô nas Unidades Emergenciais e Intensivas.

The Brazilian Institute of Intensive Care and SOBRATI, Brazilian Society of Intensive Care, effect of scientific partnership agreement with U.S. company American Physicians Global Services, specializing in consulting and medical education. Dr Ferrari was at the headquarters CISCO (largest U.S. telecommunications) that has an agreement with the U.S. military. In the conference room, you can check the advanced telecommunications system with digital sound and image which allows up to 3 people on screen. In the near future there is possibility of creating a tele-station in the city of São Paulo. Central Station will aim to make the calls and handle the robot in the Intensive and Emergency Units.

 

El Instituto Brasileño de Cuidados Intensivos y SOBRATI de la Sociedad Brasileña de Terapia Intensiva, efecto de un acuerdo de asociación científica con EE.UU. la empresa American Physicians Global Services, especializada en consultoría y educación médica. El Dr. Ferrari estaba en la sede de CISCO (el mayor de telecomunicaciones EE.UU.) que tiene un acuerdo con los militares de EE.UU.. En la sala de conferencias, puede comprobar el sistema de telecomunicaciones avanzadas, con sonido digital y la imagen que permite hasta 3 personas en la pantalla. En el futuro próximo, existe la posibilidad de la creación de un tele-estación en la ciudad de Sao Paulo. Estación Central tendrá por objeto realizar las llamadas y manejar el robot en el intensivo y unidades de emergencia.

Em Breve, mais informações.

Dr Ferrari e Sr Fred Canfield ( Presidente da Global Physicians Services ).

O Presidente da SOBRATI e Diretor do Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva, Dr Douglas Ferrari, encontra-se nos EUA ampliando convênios e parcerias educacionais. Em 2005 a Universidade da Califórnia em parceria com importantes empresas de comunicação dos Estados Unidos, criaram o primeiro "Robô de UTI" - "ICU-Robot". A tecnologia wireless permite que o equipamento a distância possa captar os dados de exame, visualizar o monitor, interagir com a equipe e fornecer consulta e sugestões clínicas. O maior Centro de Pesquisa encontra-se na Califórnia e em Orlando, na Flórida. Dr Ferrari iniciou a primeira etapa para implantar o sistema nas Unidades Brasileiras. EM visita oficial nos EUA, efetuou videoconferência com diretores e reuniões com Global Physician Service, empresa responsável pela implementação da tecnologia nos EUA e demais países. Inicialmente estará implantando o sistema no Brasil e países da América do Sul.

" A tele-medicina é uma realidade, esperamos alcançar em breve condutas e protocolos universais através da tecnologia dos Robôs. Funcionando 24 h, a equipe poderá consultar e trocar informações. Outra sugestão que temos levado é implementação da "Certificação de Qualidade" que será permitida com a tecnologia On-Line e em "Real Time". O Brasil será pioneiro na implantação internacional da Qualidade em UTI". DF

Segundo Dr Ferrari, outra possibilidade será a criação de Estações de Treinamento nos Brasil e EUA, especificamente na cidade de Orlando, já que a mesma possui a sede internacional da SOBRATI e que possui alto nível tecnológico na área da saúde e é a segunda maior cidade turística mundial. Ainda outros projetos poderão nascer deste trabalho, levando para os EUA o forte conhecimento em emergência vivenciado no Brasil.

Veja Reportagem

           

Primeiro Hospital a Receber Presença Remota em UTI

UCLA Medical Center, Universidade central de Los Angeles, Califórnia, anunciou o teste com 6 sistemas de robôs móveis na sua UTI neurológica. Fará consultas médicas virtuais com pacientes, familiares e equipe. O mesmo desloca-se no Hospital.

Intensivistas - Nos EUA a presença dos intensivistas ( profissionais especializados ) nas UTIs demonstrou um decréscimo na morbi-mortalidade e diminuição de custos. O projeto foi fundado em parceria com o serviço médico do exército americano.

A rede nacional americana possui 6000 médicos intensivistas práticos ( na maioria não especializados ) atendendendo 5 milhões de internações ao ano, todavia somente 37% recebem o atendimento intensivo normatizado. Intensivistas são familiarizados com complicações e conseguem minimizar erros.

Pacientes ouvem, vêem, conversam e interagem com o médico visualizado na tela  dos Robôs a uma distância de 2 metros. O profissional encontra-se na "CentralStation" e manuseia o RB com joystick que ainda pode efetuar zoom e verificar o monitor beira-leito.

A experiência na UCLA demonstrou a redução de custos, menor tempo de uti e melhor interação com equipe interdisciplinar ( interconsultas ). Profissionais podem  consular o paciente do seu consultório e até da sua casa.

A reação dos pacientes e familiares foi muito positiva. Estudo realizado no Johns Hopkins em Baltimore demonstrou que metade preferiu a tele-visita e 80% relataram que o RB permitiu maior acessibilidade ao médico. O cirurgião Dr Louis Kavoussi ficou surpreso como os pacientes gostam da presença do RB. Atualmente as Unidades Emergenciais também estão utilizando a tecnologia.

 

 

Alguns Trabalhos Publicados:

Novos Artigos

Dr Robô está chamando: ferramenta interativa que pode ser usada. ( São Diego - Tribuna )

O Médico está aqui: RP-7 Robotic System. ( Jornal do Exército Americano )

Corra Dr Robô: Seu paciente está lhe esperando. ( CNET )

Olho do Robô: Healdsburg Hospital utiliza ajudante de alta tecnologia para ajudar pacientes graves em casa. ( Jornal - Agência democrática )

Robôs na UTI. ( Revista da Saúde )

 

Publicações:

Tele-presença Robótica: Passado, presente e futuro. ( 2007 - Jornal de Cardiotorácica e Vascular Anestesia )

Facilidade da Tele-presença robótica para rápida resposta médica para pacientes instáveis e decréscimo dos custos. ( 2007 - Neurologia Cirúrgica )

Tele-presença robótica em UTI ( Jornal do Tratamento Intensivo - 2005 )

Multimodalidade de acompanhamento telemonitorização  na assistência de pacientes neurocríticos: da microdiálise para tele-presença robótica ( Atualização de opiniões em UTI )

Utilizando Robôs e Programa de Tele-Medicina para fornecer suporte ao intensivista e rápida resposta a equipe. ( 2006- Colégio Americano de Médicos em Tórax ).