SOBRATI EM VISITA OFICIAL NOS ESTADOS UNIDOS ESTABELECE PRIMEIRA DIRETORIA INTERNACIONAL

A SOBRATI inaugura a internacionalização da sua ideologia "Qualificação, Democratização e Humanização" das UTIs. Apresenta o modelo brasileiro aos profissionais intensivistas dos diversos países. Em visita aos EUA no Estado da Flórida, o presidente da SOBRATI e Cmte Clínico do Corpo de Socorristas do Brasil, fez visita oficial ao Orlando Regional Medical Hospital. Ampliando os trabalhos, foi estabelecida a primeira Diretoria Internacional da SOBRATI-EUA-BRASIL de responsabilidade da Profa Flaviana Decker. A SOBRATI e o ORMC estão em processo de convênio técnico-científico para troca de experiência e protocolos entre os dois países. A proposta é que Mestrandos-Sobrati  poderão ter acesso a Programa Específico ainda em estudo em Unidades Emergenciais e de Ensino dos EUA.

Da Redação: Ji - Jornal do Intensivista

    [Flag of Orlando, Florida]

 

 

( Dr Ferrari com o Diretor da UTI Geral do Orlando Regional Center Hospital Dr Jimenez e com o Cmte da UTI-Aérea do Orange County Fire Rescue ).

 

 

 

 

 

Visão Aérea da cidade de Orlando - 250.000 Habitantes. Macro-região com 1200.000. Aeronave: Robson 22

 

 

Dr Edgar Gimenez - Diretor da UTI: A Unidade conta com mais de 50 leitos individualizados, portas amplas em vidro, totalmente informatizada com software próprio, com

enfermeiras ( exclusivamente ) e Terapeutas respiratórios, além dos serviços de apoio.

 

ORMC Lucene Hospital  ( Complexo Hospitalar - Orlando Regional Medical Center )

Arnold Palmer Hospital for Children ( para Crianças )

Winnie Palmer Hospital  for Womens & Babies (para Mulheres e Bebês)

MD Anderson Cancer Center Orlando (Centro de Câncer de Orlando)

Dr P.Philips Hospital

South Seminole Hospital

South Lake Hospital

Profissionais e Residentes do Sistema de Transporte Aeromédico: Fundado em 1984. ORMC recebe de 250 a 300 vôos por mês.

 

CORPO DE BOMBEIROS DA FLÓRIDA

Sistema Regional de Resgate tem mais de I Século de história.

ENTREVISTA

1- Qual sua Impressão do Sistema Hospitalar de Orlando?  Orlando é uma cidade de 250.000 habitantes e que abrange quase 2 milhões de habitantes para atendimento hospitalar. É muito interessante a preocupação com o Sistema Emergencial, diferente do Brasil, que ainda temos muito que progredir. Somente o ORMC possui 3 helicópteros próprios, com equipe fixa de resgate  e transporte.

2- O que diferencia o sistema do Brasil? Primeiro Orlando é a 2a cidade turística mundial em virtude da Disney que arrecada 23 bilhões de dólares por ano. O ORMC participa com 3 bilhões de dólares ao ano, 15 mil funcionários diretos e indiretos. Chama a atenção o cumprimento dos protocolos, organização e informatização da Emergência. O Hospital, apesar de privado, recebe grande demanda pública.

3- Em relação a equipe, quais são as diferenças? A questão interdisciplinar é levada a sério. Todos profissionais participam ativamente das decisões no conjunto do atendimento. A direção da UTIs tem ótima relação com as coordenações.

4- Em relação a Humanização? As Utis são abertas para família. Existem horários de visitas para familiares e amigos. O acesso não é restrito. Corpo de voluntários e funcionários específicos, dão assistência  permanente à todos que frequentam o Hospital, inclusive para os profissionais. Salas com recepção amplas, folder explicativos, acesso livre ao Hospital, limpeza e prédio com ótima manutenção, dão sensação e proporcionam de bem-estar e conforto.

5- O que chamou mais atenção? A emergência. Prioriza-se a emergência. Transporte Aeromédico prórprio, pronto-socorro com estrutura física ampla e informatizada. Muitos funcionários de apoio. Valoriza-se o fator humano.

6- Em relação ao Brasil? Estamos muito bem. Basta democratizarmos o atendimento de excelência que se pratica em hospitais privados e públicos de referência no país. Porém em questão de humanização, aeromédico e estrutura emergencial, estamos um pouco longe para alcançar o que já se faz em Orlando.

ENCONTRO REGIONAL DAS FERRARIS - 40 UNIDADES - SOBRATI PARTICIPA DO CIRCUITO FLÓRIDA-INTERIOR