PROJETO ROBÔ NA UTI - CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE QUALIDADE - VIRÁ PARA AMÉRICA DO SUL ATRAVÉS DO IBRATI-SOBRATI

Da redação: Ji - Jornal do Intensivista - EUA

O IBRATI-SOBRATI em parceria com a empresa americana Global Physician Services estará implantando no Brasil e países da América do Sul a Certificação de Qualidade em Terapia Intensiva ( Quali-ICU ). O Sistema consiste em uma Rede Internacional de Robôs que já se comunicam em grandes Centros como Arábia Saudita, Estados Americanos, Egito, Europa, entre outros. Mestrandos do IBRATI poderão efetuar treinamento internacional nos EUA e nacional em São Paulo na nova tecnologia. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a Empresa de Comunicação Cisco que possui convênio técnico com as Forças Armadas americana.

" Faremos trabalhos no Brasil comprovando a eficácia e impacto na qualidade com a implementação da tecnologia da telemedicina. Publicações mundiais preliminares demonstram que pacientes, familiares e funcionários sentem-se seguros e mais da metade prefere a visita interativa à distância nas interconsultas, já que podem, quando conscientes, escolher horários ou solicitar o médico a qualquer instante ( médico assistente à distância ). A SOBRATI estará apoiando o Projeto Mundial Quali-ICU, participando ativamente da Certificação Mundial de Qualidade." (DF)

Dr Douglas Ferrari e Dr Edgar Jimenez, Diretor da Unidade de Terapia Intensiva do ORMC ( Orlando regional Medical Center ) e Presidente da Sociedade Mundial de Terapia Intensiva ( World Federation ).

Através de uma Central fixa ou Móvel, intensivistas instrutores do mundo todo poderão analisar, documentar e sugerir diagnósticos e terapia assistencial ou medicamentosa.

O Robô, que já está na IIIa geração, é conduzido na UTI à distância, através de sistema wi-fi em alta velocidade. O equipamento possui:

 
  • Receptores superiores para recepção de sinal wireless permitindo o controle através da internet onde é identificado por Login e Senha;

  • Sistema de lentes capazes de focar o paciente, exames radiológicos ou monitor cardíaco de forma precisa;

  • Câmera fotográfica e filmadora para documentação e arquivo;

  • Sensores ópticos atrás, à frente e nas laterais para evitar colisão com obstáculos;

  • Estetoscópio que permite ausculta à distância;

  • Telefone para comunicação individualizada com o operador;

  • Alto-falante para comunicação com paciente, familiares e equipe;

  • Visor de 15 polegadas para visualização do operador na tela principal;

  • Microfone soundround capaz de ampliar captação de sons à distância;

  • Bateria com duração de 4 a 6 horas;

  • Impressora térmica para registro do atendimento com ID e Horário.

 

Dr Ferrari e Sr Canfield, Presidente da Global Physician Services na Unidade Emergencial da Flórida.

 

 

 

Simulando interconsulta com Dr Carlos Carrasco, Carolina do Norte e Base Emergencial de Semiole Emergency Hospital na Flórida.

 

 

Com LapTop, softaware específico, câmera especial e joysticky, o operador pode manusear à distância efetuando zoom, acionando comando de velocidade e direção, visualização e gravação dos dados. O equipamento permite interconsultas em qualquer local, permitindo ao médico operador plantão à distância.

 

      

Sistema de Ausculta à distância, impressão da identificação e dados da consulta e telefone interativo com operador.

 

Sensores fotoelétricos anti-colisão.

O Robô permanece conectado na rede elétrica para recarregar a bateria - standby.

" Seu Hospital tem investido nesta inovação tecnológica para capacitar médicos na melhor consulta com seus pacientes e equipe, garantindo assim mais qualidade do atendimento."